www.singtel.com

Indústria

Telecomunicações & soluções de satélite customizadas

Fatores principais

  • • País: Singapura
  • • Usuários finais: mais de 10,000 navios
  • • Solicitação: suporte remoto confiável em stream de 64 kbps ou inferior

Suporte Remoto em Ambiente de Baixa Banda Larga

A Singtel Satellite é a principal provedora de soluções de satélite personalizadas para clientes corporativos de vários países da Ásia em várias indústrias, tais como transporte, offshore, petróleo e gás. Em 2008, a Singtel teve um foco estratégico nas comunicações marítimas e lançou seu pacote "Escritório-no-mar". Com seus serviços instalados em mais de 10.000 navios, a Singtel permite que seus clientes mantenham comunicação empresarial crítica entre seus escritórios globais e operações remotas no mar.

A Singtel estava buscando um software de suporte e acesso remoto mais ágil e responsivo, já que sua solução anterior não provou-se confiável em conexões com baixa banda larga e utilizava dados demais.

"A maioria de nossos clientes operam em redes de satélite onde a tranferência de dados é escassa e cara, e administram seu negócio com um plano de dados com banda larga limitada, o que os limita a transferir não mais que 250Mb por mês," é o que diz Sunil Janardhanan, desenvolvedor de produto e engenheiro sênior na Singtel Satellite e continua: "É por isso que nossa meta era encontrar um software de desktop remoto que funcionasse de forma confiável em um ambiente com baixa banda larga, como 64kbps."

O ISL Online acabou sendo uma ferramenta excepcionalmente eficiente quando se tratando de baixa banda larga e redes de alta latência. "Temos fornecido um software de desktop remoto desde 2003. Lá atrás, muitas pessoas utilizavam conexões de internet discada. Isso nos fez focar em superar as dificuldades da baixa banda larga," explica Jure Pompe, CEO da ISL Online.

Como o ISL Online funciona em uma banda larga limitada?

Existem vários fatores que afetam o tamanho dos dados transferidos, sendo os principais a atividade de tela, o que se refere a mudanças que acontecem na tela remoto, tela de transmissão e profundidade de cores.

Em colaboração com o time de suporte ISL Online, a Singtel Satellite fez várias sessões teste com diferentes configurações dos fatores mencionados acima para garantir que o ISL Online funcione bem sem perda de conexão em banda larga de 64kbps e inferior.

Os testes mostraram que a atividade de tela tem um impacto dominante na utilização de dados, no entanto, no estado ocioso (sem atividade de tela exceto por um relógio na barra de tarefas) e atividade de tela média (uso de comando moderado), não sobrecarregam o limite de 64kbps. A resolução de tela (1280x1024vs. 1024x768) parece adicionar um pouco à banda larga geral, enquanto a diferença entre modos de cor muito baixa (8 cores) e baixa (64 cores) não tiveram impacto significante no consumo de banda larga.

O ISL Online é um software de desktop remoto desenvolvido para duas possibilidades de utilização, fornecer suporte técnico remoto, ou acessar computadores remotos isolados. Uma vez em sessão, não há diferença significante de utilização de dados entre as duas. Em ambos os casos, atividade de tela média em modo de cores baixo quando conectado a um computador remoto com resolução de tela de 1280x1024 ou mais baixo consumirá entre 30kbps e 40kbps.

Licença de nuvem confiável e confortável

Após uma fase de testes bem sucedida, a Singtel Satellite decidiu escolher o serviço ISL Online baseado em nuvem que não requer alguém extra para administrar o serviço o que sobe para 99.98% a uptime dos últimos 8 anos devido ao equilíbrio inteligente de carga e alta segurança de dados.

Para garantir a melhor experiência de usuário, a Singtel Satellite instalou agentes de acesso remoto ISL Online em computadores a bordo de navios. Dessa forma, o time de técnicos de suporte da Singtel pode acessar facilmente computadores remotos no mar e testar os dispositivos nos navios.

Sem perdas em relação à segurança

Além de funcionar com banda larga mais baixa, a solicitação essencial seguinte foi a máxima segurança de um serviço de desktop remoto. "Não queríamos perder em segurança. Apenas uma solução altamente segura com o mais alto nível de criptografia e outros mecanismos de segurança era a opção," diz Janardhanan.

As sessões ISL Online são criptografadas utilizando teclas AES 256 Bit simétricas. Um túnel de ponta-a-ponta SSL é estabelecido entre o operador (atendente) e o cliente (usuário final). Isso significa que mesmo os servidores ISL Online não podem decodificar o conteúdo das sessões, mas apenas transferir os dados criptografados de um lado pro outro. No caso da Singtel Satellite isso significa o vai e vem entre o centro operacional na Singapura e os navios offshore.